sábado, 16 de outubro de 2010

INSULTOS E DISCORDÂNCIAS EM REUNIÃO SOBRE DESARMAMENTO NUCLEAR

Representantes criticaram posturas e não avançaram no debate
Larissa Repinaldo





A situação na 8ª Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear encontra-se estagnada, pois os delegados ainda não conseguiram entrar em acordo sobre o prazo para o desarmamento nuclear. O delegado da Ucrânia afirmou que se desarmará até 2012, no entanto a delegada norte-americana e o delegado francês alegaram não ser viável tal resolução, já que o desarmamento deveria ser feito em longo prazo.


Houve, ainda, intensa troca de insultos entre a França e os países do Oriente Médio. O representante francês declarou que “esses países loucos só atrasam o desenvolvimento mundial”, e o delegado da Síria alfinetou alegando que o delegado francês “não tem autoridade na reunião por possuir uma Primeira Dama promíscua”.

Na segunda sessão da reunião, o representante da AIEA promoveu discórdia entre os delegados, ao ressaltar que as nações dos Estados Unidos e Reino Unido pagam propina ao órgão citado. A delegada do Irã ainda alegou que a representante norte-americana sai da sala para confabular com alguns membros do Conselho e exclui alguns países.

Nenhum comentário: